Quem Somos Tratamento de Obesidade Outros Tratamentos Exame de Bioimpedancia Procedimentos Check-Up Nutrologia Blog Receitas da Semana Telemedicina Aplicativo

Notícias

01/11/24

Pesquisadores da Universidade do Texas apontam que os ultraprocessados não são ideais para ninguém e podem ser ainda mais problemáticos para pessoas com diabetes tipo 2.

Um estudo divulgado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics revela que os aditivos em refrigerantes diet, bolachas tipo cracker e alguns cereais e iogurtes sem açúcar podem elevar os níveis de glicose no sangue. Os participantes que consumiam mais ultraprocessados diet apresentaram um controle pior da glicose.

Destaques do Estudo:
Aumento da Glicose: Dieta com 10% a mais de ultraprocessados levou a hemoglobina glicada 0,28 mais alta.

Melhor Controle: Indivíduos que evitavam ultraprocessados tinham 18% mais chance de manter a hemoglobina glicada abaixo de 7.

Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics e ABESO
https://www.jandonline.org/article/S2212-2672(24)00877-3

10/10/24

Você sabia que o estresse constante pode influenciar diretamente o ganho de peso? Ele não apenas afeta nossas escolhas alimentares, como também interfere na qualidade do sono, o que pode trazer diversos impactos para a nossa saúde.

O que é o estresse?
É a resposta do nosso corpo a situações de risco. Em momentos pontuais, o estresse é útil, mas, quando contínuo, pode se tornar prejudicial, causando danos à nossa saúde.

Como o estresse contribui para o ganho de peso?
O estresse estimula a produção de cortisol, uma hormona que, em excesso, aumenta o apetite por alimentos calóricos (cheios de açúcar e gordura) e ainda desacelera o metabolismo. Isso pode levar ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura abdominal, aumentando o risco de doenças.

E o sono?
Estudos comprovam que dormir menos de 8 horas altera hormônios que controlam a fome. O estresse constante pode prejudicar o sono, contribuindo ainda mais para o ganho de peso.

Dicas para lidar com o estresse e evitar o ganho de peso:

– Pratique atividades físicas como yoga ou meditação
– Durma e descanse o suficiente
– Mantenha-se hidratado
– Planeje seu dia e delegue tarefas
– Cuidar da sua saúde mental também é cuidar do seu corpo!

Fonte: The American Institute of Stress

Stress, weight gain, and mood swings: Is cortisol causing these?

21/09/24

Você sabia que o Projeto de Lei 2264/24 está em análise na Câmara dos Deputados e pode incluir dois medicamentos eficazes para o tratamento da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS)?

Os medicamentos liraglutida (Saxenda) e semaglutida (Ozempic e Wegovy) são reconhecidos mundialmente por seu papel no controle de peso e no tratamento do diabetes tipo 2. Porém, o custo elevado é um obstáculo para muitas pessoas que precisam desse tratamento.

Esses dois medicamentos são eficazes no tratamento da obesidade, mas o preço é uma barreira ao uso pela população mais carente.

Se aprovados, esses medicamentos estarão disponíveis no SUS, facilitando o acesso para quem mais precisa! Vamos acompanhar de perto essa notícia e torcer para que mais pessoas tenham acesso a tratamentos de qualidade.

Fonte: brasil.gov.br.

12/09/24

Você sabia que noites mal dormidas podem estar diretamente ligadas ao ganho de peso?

A apneia do sono é caracterizada por interrupções temporárias na respiração durante o sono. Essas pausas, chamadas de “apneias”, podem durar alguns segundos e ocorrem várias vezes ao longo da noite, resultando em uma queda na oxigenação do sangue e interrupções no sono.

É muito comum entre pessoas com obesidade, e não só compromete a qualidade do sono, mas traz uma série de consequências para a saúde.

Os principais malefícios da apneia do sono incluem:

Fadiga constante: noites mal dormidas afetam a disposição e a energia durante o dia.

Risco de doenças cardíacas: a apneia aumenta a pressão arterial e eleva o risco de infarto e AVC.

Descontrole do apetite: a falta de sono aumenta a produção de hormônios que estimulam a fome, dificultando o controle de peso.

Alterações no humor: ansiedade, depressão e irritabilidade podem ser agravadas pela apneia do sono.

Dormir bem é fundamental para a sua saúde e pode ser um aliado no combate à obesidade!

A gordura acumulada no pescoço e abdômen não só dificulta a respiração, como pode agravar esse problema, por isso a importância em diagnosticar a apneia do sono em pessoas com excesso de peso.

Fonte: Artigo da Revista Evidências em Obesidade e Síndrome Metabólica da ABESO.

08/09/24

Atenção, amantes de carne! Um novo estudo associa o consumo regular de carne vermelha, tanto processada quanto não processada, a um aumento significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Apenas 2 fatias de presunto por dia podem elevar em 15% suas chances de ter essa doença! ❌

A investigação, publicada na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology” e liderada pela Universidade Britânica de Cambridge, recorreu a dados de saúde recolhidos pelo projeto de investigação internacional InterConnect, que visa melhorar o conhecimento sobre a diabetes e a obesidade.

O projeto contém dados detalhados sobre idade, sexo, comportamentos relacionados com a saúde, consumo de energia e índice de massa corporal de 31 grupos de acompanhamento, em 20 países.

Os investigadores concluíram que o consumo habitual de 50 gramas de carne vermelha processada por dia – o equivalente a duas fatias de fiambre – está associado a um aumento de 15% nas probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2 nos dez anos seguintes ao início deste consumo frequente, em comparação com uma pessoa que não tenha esse hábito.

O mesmo risco acrescido é apresentado pelo consumo frequente de 100 gramas de carne vermelha não processada por dia (do tamanho de um bife pequeno).

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology, Universidade Britânica de Cambridge.

30/08/24

Você sabia que temos um segundo cérebro? Ele vive secretamente em nossos intestinos e é fundamental para o nosso bem-estar. Com o estilo de vida moderno, é fácil esquecermos a importância de cuidar da nossa saúde intestinal, mas a verdade é que “quanto maior a vida do alimento, menor a nossa.”

Alimentos com muito tempo de vida, são geralmente cheio de conservantes, mas quais os alimentos certos para garantir uma vida saudável e equilibrada?

Os alimentos da vovó, geralmente preparados com ingredientes frescos e naturais, são ricos em nutrientes que beneficiam a nossa saúde intestinal. Pratos caseiros são feitos com alimentos minimamente processados, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, carnes magras e temperos naturais. Esse tipo de alimentação ajuda a nutrir o microbioma intestinal.

Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, e servem de alimento para as boas bactérias do intestino. Auxiliam na manutenção de uma flora intestinal, prevenindo problemas como constipação, inflamações e até doenças crônicas. A comida caseira, ao evitar o excesso de açúcares, conservantes e gorduras trans presentes em alimentos industrializados, ajuda a manter o equilíbrio do nosso sistema digestivo e, consequentemente, de todo o organismo.

Voltar às receitas da vovó é uma forma de reconectar com uma alimentação mais natural, que respeita o ritmo do nosso corpo e promove uma vida mais longa e saudável.

Coma mais a comidinha da vovó! E tenha uma vida mais saudável!

Fonte: Dr. Ricardo Rangel, Endocrinologia em Portugal.

20/08/24

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu que a partir do dia 1º de agosto de 2024 todos os medicamentos contendo Zolpidem sejam prescritos por meio de Notificação de Receita B (azul), independentemente da concentração da substância.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) avalia a medida como positiva, diante dos perigos advindos do uso abusivo da droga e do aumento geométrico das vendas.

A Anvisa esclarece que as receitas de controle especial (cor branca) emitidas até 31 de julho que contenham esses medicamentos poderão ser aceitas para a dispensação até o fim do prazo de validade (30 dias).

Os medicamentos, incluindo aqueles com embalagem com tarja vermelha, poderão ser dispensados nas farmácias até o fim do prazo de validade, mediante a apresentação de Notificação de Receita B, em cor azul.

Até 1º de dezembro de 2024, os fabricantes desses medicamentos poderão fabricá-los com a embalagem com tarja vermelha. Após essa data, todos os medicamentos fabricados à base de zolpidem já deverão conter a tarja preta em sua embalagem, conforme exigido para os medicamentos da Lista B1 da Portaria SVS/MS 344/1998.

Confira a matéria completa: https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-apoia-medida-que-obriga-a-prescricao-do-zolpiden-no-receituario-azul

15/08/24

Beber água ajuda na perda de peso? Fato ou Fake?

É Fato! A água desempenha um papel crucial no seu processo de emagrecimento.

A água auxilia em diversas funções vitais no organismo, como transportar nutrientes e oxigênio a todo o corpo. Fundamental na digestão, na queima de gordura, no equilíbrio da flora intestinal e no controle do apetite.

O aumento da ingestão de água também impúlsiona a termogênese, que é o processo natural do corpo de produzir calor para queimar gordura e transformar em energia.

Cuide da sua saúde, hidrate-se!

Fonte: 1.Ministério da Saúde. Não consegue beber água suficiente? Confira 5 dicas para aumentar a sua hidratação. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/nao-consegue-beber-agua-suficiente-confira-5-dicas-para-aumentar-a-sua-hidratacao. Acesso em julho de 2024.

26/07/24

Uma notícia importante e a bastante tempo aguardada, o Wegovy, medicamento indicado para o tratamento da obesidade e sobrepeso, já está disponível nas farmácias brasileiras!

O que é o Wegovy?
O Wegovy é um medicamento à base de semaglutida o mesmo componente do Ozempic, aprovado pela Anvisa para o tratamento da obesidade e sobrepeso, porém com uma dosagem maior, em injeções nas dosagens 0.25mg, 0.50mg, 1.0mg, 1.7mg e 2.4mg. Mais bem adequadas para o tratamento de obesidade, diferentemente do Ozempic, mais indicado para o tratamento de diabetes tipo 2.

Além de auxiliar na perda de peso, estudos indicam que o Wegovy traz benefícios cardiovasculares, tornando-o uma opção eficaz e segura para quem busca um tratamento contra a obesidade.

Vale destacar, que o USO DO MEDICAMENTO, NÃO SUBSTITUI UM TRATAMENTO COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, com uma dieta balanceada, exercícios físicos e mudanças de hábitos de vida. Porém é uma ferramenta poderosa, que muito contribuirá no combate da obesidade no Brasil.

Fonte: Abeso

23/07/24

Os alimentos ultraprocessados estão dominando as dietas globais e ameaçando nossa saúde. Em uma apresentação recente no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO 2024), o professor Carlos Monteiro, da Universidade de São Paulo, destacou os perigos desses alimentos, recomendando regulamentações similares às do tabaco, com rótulos de advertência e restrições de publicidade.

O que são Alimentos Ultraprocessados?
Os UPFs são formulações prontas para consumo, de longa duração e hiperpalatáveis, feitas com substâncias e aditivos derivados de alimentos, com pouco ou nenhum alimento integral.

Riscos para a Saúde
Os Alimentos Ultraprocessados estão associados ao aumento do risco de mais de 25 doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas, câncer e até problemas de saúde mental como depressão e ansiedade.

Alimentos Ultraprocessados no Mundo
Os Alimentos Ultraprocessados agora fornecem quase ou mais da metade das calorias em dietas de países desenvolvidos como Canadá (47%), EUA (60%) e Reino Unido (57%), com proporções menores, mas crescentes, em países como o Brasil (20%).

Recomendações para restringir o consumo de Alimentos Ultraprocessados
Proibição de Anúncios: Restrições fortes ou proibição total de publicidade de Alimentos Ultraprocessados.

Rótulos de Advertência: Introdução de avisos frontais nos produtos.

Proibição em Escolas e Unidades de Saúde: Alimentos Ultraprocessados não devem ser vendidos nesses locais.

Tributação Pesada: Taxar fortemente os Alimentos Ultraprocessados e usar a receita para subsidiar alimentos frescos.

Fonte: Apresentação ‘Alimentos ultraprocessados e a pandemia da obesidade: a tese e as evidências’, realizada no ICO 2024 e World Obesity Federation

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!