A tirzepatida, é a mais nova promessa no tratamento contra a obesidade, com estudos que vem alcançando resultados superiores a outros remédios disponíveis para esse fim. Segundo testes da fabricante o medicamento chegou a reduzir em mais de 20% o peso dos participantes em estudo científicos conduzidos pela empresa. Isso em um ano e meio de tratamento. Porém esses estudos ainda não tiveram seus resultados divulgados na comunidade cientifica.
Estudos anteriores com pacientes com diabetes, submetidos ao jugo da comunidade científica, mostraram um emagrecimento superior a 10% do peso total no período de um ano. A tirzepatida simula a ação de dois hormônios secretados pelo intestino, GLP-1 e GIP, que atuam no controle da glicose, na promoção da saciedade e em mais uma porção de processos do corpo.
O fármaco aplicado com uma injeção subcutânea semanal, já foi aprovado recentemente nos Estados Unidos e vem sendo avaliado em diversos países. Porém ainda não comercializada no Brasil ou em outros países, mas pode estar disponível no mercado a partir de 2023.