Você sabia que temos um segundo cérebro? Ele vive secretamente em nossos intestinos e é fundamental para o nosso bem-estar. Com o estilo de vida moderno, é fácil esquecermos a importância de cuidar da nossa saúde intestinal, mas a verdade é que “quanto maior a vida do alimento, menor a nossa.”
Alimentos com muito tempo de vida, são geralmente cheio de conservantes, mas quais os alimentos certos para garantir uma vida saudável e equilibrada?
Os alimentos da vovó, geralmente preparados com ingredientes frescos e naturais, são ricos em nutrientes que beneficiam a nossa saúde intestinal. Pratos caseiros são feitos com alimentos minimamente processados, como frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, carnes magras e temperos naturais. Esse tipo de alimentação ajuda a nutrir o microbioma intestinal.
Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, e servem de alimento para as boas bactérias do intestino. Auxiliam na manutenção de uma flora intestinal, prevenindo problemas como constipação, inflamações e até doenças crônicas. A comida caseira, ao evitar o excesso de açúcares, conservantes e gorduras trans presentes em alimentos industrializados, ajuda a manter o equilíbrio do nosso sistema digestivo e, consequentemente, de todo o organismo.
Voltar às receitas da vovó é uma forma de reconectar com uma alimentação mais natural, que respeita o ritmo do nosso corpo e promove uma vida mais longa e saudável.
Coma mais a comidinha da vovó! E tenha uma vida mais saudável!
Fonte: Dr. Ricardo Rangel, Endocrinologia em Portugal.