A obesidade está aumentando globalmente e tem sido associada às principais causas de morte, como diabetes e doenças cardíacas. Ainda assim, os efeitos causais da obesidade em outras causas principais de morte são relativamente inexplorados.
Porém um estudo realizado Nuffield Department of Clinical Medicine da Universidade de Oxford fez diversas investigações dos efeitos dos traços de obesidade nas principais causas de morte e como esses efeitos diferem entre homens e mulheres.
O Estudo descobriu que a obesidade aumenta os riscos de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, diabetes, doença renal, doença hepática gordurosa não alcoólica e doença hepática crônica.
Em resumo, os traços de obesidade estão causalmente envolvidos na maioria das principais causas de morte, e alguns traços de obesidade afetam o risco da doença de maneira diferente em homens e mulheres. Isso tem implicações potenciais para estratégias de saúde pública e indica que podem ser necessárias medidas preventivas específicas ao sexo.