Notícias

15/07/24

Refrigerantes e A Obesidade no Brasil

Nota da ABESO sobre o impacto dos refrigerantes na saúde dos brasileiros.

No Brasil, a obesidade atinge níveis alarmantes: são 40 milhões de adultos e 721 mil crianças afetados. As bebidas açucaradas, especialmente os refrigerantes, desempenham um papel significativo nesta preocupante estatística.

O consumo dessas bebidas está diretamente ligado ao aumento de várias doenças graves. No nosso país, 1,3 milhão de pessoas sofrem de diabetes, principalmente devido ao consumo excessivo de bebidas açucaradas. Estudos mostram que elas são responsáveis por 323 mil casos de doenças cardiovasculares e câncer anualmente.

O impacto econômico é igualmente preocupante. O custo para o SUS com o tratamento de doenças relacionadas ao consumo frequente de bebidas ultra processadas açucaradas chega a aproximadamente 3 bilhões de reais por ano.

Os refrigerantes foram adicionados na lista de produtos que vão sofrer um imposto seletivo, que foi proposto para produtos nocivos à saúde, na nova reforma tributária. A pressão de fabricantes e entidades com conflitos de interesse tentou influenciar essa decisão, porém foi votada na Câmara dos Deputados e aprovada a taxação seletiva.

Esta é uma vitória da ABESO, junto com diversas sociedades médicas e organizações de saúde, que assinam uma nota pública pedindo aos parlamentares que considerem essa decisão levando em conta os danos causados pelo consumo de refrigerantes e de outras bebidas altamente açucaradas.

Fonte: ABESO

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!