As mulheres em geral têm mais dificuldades em perder peso, se comparado aos homens, que também perdem peso mais rapidamente se comparado às mulheres.
Isso acontece principalmente pelo fato de as mulheres terem maior resistência à leptina, que é o hormônio do apetite, além de possuírem um metabolismo mais lento, uma menor massa magra e gastam menos energia por grama de músculo, ou seja, mesmo se tivessem uma massa magra igual a homens, gastariam menos calorias por possuírem o metabolismo mais lento. Isso está diretamente relacional por razões hormonais, as mulheres possuem maior concentração de estrógeno e menor testosterona. Além disso, o organismo feminino tem como preferência queimar os carboidratos ao invés das gorduras.
Outra diferença é que as mulheres possuem maior concentração de gordura no tecido subcutâneo, embora do ponto de vista de saúde, é bom. Essa gordura é mais difícil de perder, já a gordura visceral, mais comum em homens, é rapidamente queimada, porém possui uma série de substâncias danosas ao organismo, o que explica parcialmente o risco cardiovascular maior em homens, em comparação as mulheres.
O mais importante para as mulheres é focar numa perda de peso compatível com seu organismo, e não se comparar aos outros, mesmo em relação a outras mulheres.
Fonte: Sex differences in energy metabolismo need to be considered with lifestyle modifications in humans. J Nutr Metab 2011.