Os exercícios físicos são extremamente importantes para a saúde cardiovascular e metabólica, muitos imaginam que apenas a academia, ou exercício altamente estruturados, contam para manter a boa saúde, porém, vale lembrar que pequenas atividades físicas não programadas, podem também ter um impacto gigante!
Coisas simples, como o hábito de subir e descer escadas ao invés de usar elevadores ou escada rolante ou se exercitar após longos períodos sentados, faz toda a diferença.
Um estudo recente, avaliou de forma observacional os dados de 25mil pessoas que não se exercitavam normalmente, por 7 anos seguidos, utilizando dispositivos eletrônicos que mediam a intensidade do exercício. Neste estudo, aqueles que faziam 3 pequenos cursos de exercício de alta intensidade (como subir escadas) por períodos tão curtos como 1-2 minutos tiveram uma redução na mortalidade por doenças cardiovascular em 48%, uma redução na mortalidade por todas outras causas, incluindo cânceres em 40%.
Meros 4 minutos já foram associados a riscos 30% menores em geral.
Embora o estudo apenas sugira essa relação, ele serve como uma importante base para endossar recomendações de atividades físicas não programadas!
Fonte: Stamatakis. Association of wearable device measured vigorous intermittent lifestyle PA with mortality. Nature Medicine 2022