A Food and Drug Administration (FDA) anunciou que permitirá aos fabricantes de iogurte, incluir uma indicação no rotulo, que o iogurte pode prevenir o diabetes tipo 2. A decisão da agência veio em resposta a uma petição apresentada por uma fabricante de laticínios.
O iogurte é um alimento rico em nutrientes e faz parte de uma dieta saudável. Várias evidências científicas sugerem que as pessoas que consomem iogurte regularmente têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2.
Segundo um estudo liderado pelo professor de nutrição e epidemiologia da Harvard T.H. Chan School of Public Health, Frank Hu. Bactérias vivas no iogurte podem reduzir a inflamação e a resistência à insulina. O estudo, porém, adverte, que o iogurte não deve conter açúcares adicionados.
A FDA permitirá que esses iogurtes tenham essa informação no rótulo, da seguinte forma: ‘consumir iogurte regularmente, pelo menos 2 xícaras (3 porções) por semana, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Essa quantidade semanal foi o mínimo necessário para que o consumidor tenha o benefício da redução do risco de diabetes tipo 2.
Fonte: Harvard Medical School https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/yogurt-type-2-diabetes