Quem Somos Tratamento de Obesidade Outros Tratamentos Exame de Bioimpedancia Procedimentos Check-Up Nutrologia Blog Receitas da Semana Telemedicina Aplicativo

12/09/24

Distúrbios do Sono e Obesidade: Como a Apneia do Sono Afeta Sua Saúde?

Você sabia que noites mal dormidas podem estar diretamente ligadas ao ganho de peso?

A apneia do sono é caracterizada por interrupções temporárias na respiração durante o sono. Essas pausas, chamadas de “apneias”, podem durar alguns segundos e ocorrem várias vezes ao longo da noite, resultando em uma queda na oxigenação do sangue e interrupções no sono.

É muito comum entre pessoas com obesidade, e não só compromete a qualidade do sono, mas traz uma série de consequências para a saúde.

Os principais malefícios da apneia do sono incluem:

Fadiga constante: noites mal dormidas afetam a disposição e a energia durante o dia.

Risco de doenças cardíacas: a apneia aumenta a pressão arterial e eleva o risco de infarto e AVC.

Descontrole do apetite: a falta de sono aumenta a produção de hormônios que estimulam a fome, dificultando o controle de peso.

Alterações no humor: ansiedade, depressão e irritabilidade podem ser agravadas pela apneia do sono.

Dormir bem é fundamental para a sua saúde e pode ser um aliado no combate à obesidade!

A gordura acumulada no pescoço e abdômen não só dificulta a respiração, como pode agravar esse problema, por isso a importância em diagnosticar a apneia do sono em pessoas com excesso de peso.

Fonte: Artigo da Revista Evidências em Obesidade e Síndrome Metabólica da ABESO.