A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu que a partir do dia 1º de agosto de 2024 todos os medicamentos contendo Zolpidem sejam prescritos por meio de Notificação de Receita B (azul), independentemente da concentração da substância.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) avalia a medida como positiva, diante dos perigos advindos do uso abusivo da droga e do aumento geométrico das vendas.
A Anvisa esclarece que as receitas de controle especial (cor branca) emitidas até 31 de julho que contenham esses medicamentos poderão ser aceitas para a dispensação até o fim do prazo de validade (30 dias).
Os medicamentos, incluindo aqueles com embalagem com tarja vermelha, poderão ser dispensados nas farmácias até o fim do prazo de validade, mediante a apresentação de Notificação de Receita B, em cor azul.
Até 1º de dezembro de 2024, os fabricantes desses medicamentos poderão fabricá-los com a embalagem com tarja vermelha. Após essa data, todos os medicamentos fabricados à base de zolpidem já deverão conter a tarja preta em sua embalagem, conforme exigido para os medicamentos da Lista B1 da Portaria SVS/MS 344/1998.
Confira a matéria completa: https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-apoia-medida-que-obriga-a-prescricao-do-zolpiden-no-receituario-azul