Atenção, amantes de carne! Um novo estudo associa o consumo regular de carne vermelha, tanto processada quanto não processada, a um aumento significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Apenas 2 fatias de presunto por dia podem elevar em 15% suas chances de ter essa doença! ❌
A investigação, publicada na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology” e liderada pela Universidade Britânica de Cambridge, recorreu a dados de saúde recolhidos pelo projeto de investigação internacional InterConnect, que visa melhorar o conhecimento sobre a diabetes e a obesidade.
O projeto contém dados detalhados sobre idade, sexo, comportamentos relacionados com a saúde, consumo de energia e índice de massa corporal de 31 grupos de acompanhamento, em 20 países.
Os investigadores concluíram que o consumo habitual de 50 gramas de carne vermelha processada por dia – o equivalente a duas fatias de fiambre – está associado a um aumento de 15% nas probabilidades de desenvolver diabetes tipo 2 nos dez anos seguintes ao início deste consumo frequente, em comparação com uma pessoa que não tenha esse hábito.
O mesmo risco acrescido é apresentado pelo consumo frequente de 100 gramas de carne vermelha não processada por dia (do tamanho de um bife pequeno).
Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology, Universidade Britânica de Cambridge.