O salmão é um peixe mediano da família Salmonidae, peculiar aos mares e rios europeus. Naturalmente encontrados nos oceanos Atlântico e Pacífico, eles retornam à água doce na época da procriação, quase sempre escolhendo o mesmo rio em que nasceu.
Mais da metade do consumo mundial atualmente tem como origem viveiros do Chile, Canadá, Estados Unidos e norte da Europa, que reduzem suas importantes qualidades nutricionais. Esses criadores geralmente funcionam em sistema de crescimento intensivo e comercialmente otimizado.
Em relação as suas características nutricionais os estudos geram algumas dúvidas em relação a distribuição de sua composição química. Sempre relacionada com o tipo de ração fornecida aos peixes de cativeiro. Outro detalhe é que o salmão de cativeiro é colorido artificialmente. A cor característica do salmão é reflexo do tipo de alimentação do peixe durante seu crescimento.
Para o salmão de viveiro ficar com a cor igual ao selvagem, que se alimenta principalmente de outros peixes, pequenos crustáceos e algas, são adicionados à ração carotenoides como a astaxantina e a cantaxantina. Fique atento ao fornecedor do salmão que você e sua família estão consumindo. O salmão selvagem é sempre mais caro e difícil de encontrar.