O estigma do peso refere-se aos atos e ideologias discriminatórios direcionados aos indivíduos devido ao seu peso e tamanho resultando em respostas emocionais adversas como: depressão, baixa autoestima e ansiedade. O estigma também ocorre de outras maneiras, como a falta de acomodações adequadas para corpos maiores em aviões ou em lugares públicos.
Não é apenas uma forma cruel de bullying, como também é inválido. Estudos médicos e evidências científicas mostraram que todos os tamanhos de corpo podem ser saudáveis. É o estigma do peso e não a obesidade, que geram esses transtornos que podem atingir a saúde emocional e ter efeitos sociais e físicos nesses indivíduos.
A obesidade é uma doença, precisa ser tratada e entendida como uma doença. Uma pessoa com obesidade não pode ser definida por sua condição. Infelizmente, muitas vezes a linguagem usada, atos e demais ideologias que permeiam a nossa sociedade classificam a obesidade como uma condição do indivíduo e não como uma doença, o que dificulta muito o combate desse grave problema de saúde mundial.