Ter alguns quilos acima do peso não é mais apenas um problema estético. O excesso de peso, concentrado principalmente na região abdominal, é uma das principais causas da chamada resistência à insulina. O sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica, tanto em crianças como nos adultos.
A síndrome metabólica pode ser definida como um sério problema de saúde, nunca tem sintomas, e ao não tratar adequadamente aumenta muito o risco para o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e AVC (acidente vascular cerebral). O risco aumenta obviamente, se o indivíduo tem uma vida sedentária ou se possui histórico familiar de diabetes.
Sua prevalência já atinge cerca de um quarto da população adulta mundial e é responsável por aumentar em duas vezes o risco de morte e em até cinco vezes o risco para desenvolvimento de diabetes. A associação dessa Síndrome com a doença cardiovascular, aumenta a mortalidade cardiovascular em cerca de 2,5 vezes.