Um dia de trabalho pode ser tão cansativo quanto um treino na academia, mas será que os movimentos do dia a dia trazem os mesmos benefícios para a saúde?
A resposta para essa pergunta, infelizmente, é não. Existe um conceito chamado “paradoxo da atividade física”. Embora seja importante se exercitar para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a atividade física excessiva no trabalho não traz os mesmos benefícios e pode até prejudicar a saúde.
Um estudo do pesquisador Andreas Holtermann, publicado na revista científica BMJ, mostra que a atividade física ocupacional é geralmente de baixa intensidade, com posturas pesadas ou estáticas que aumentam a pressão arterial e os níveis de inflamação no corpo.
Embora exista uma associação benéfica entre atividade física no lazer e a mortalidade por doença cardiovascular, a atividade física ocupacional não possui associação benéfica com a mortalidade por problemas cardiovasculares, segundo o estudo realizado.
Portanto, mesmo que o trabalho gaste calorias, ele não substitui a necessidade de exercícios específicos para a saúde.
Profissões e esforço físico:
Leve: Professores, cientistas, executivos, escritores, secretários
Moderada: Mecânicos, cozinheiros, vendedores, profissionais de saúde
Intensa: Garçons, construtores, trabalhadores rurais, profissionais de serviço de limpeza
Vamos cuidar da nossa saúde além do trabalho? Estamos dispostos a ajudar você na perda de peso e na melhora da sua qualidade de vida! Entre em contato conosco.
Fonte: The BMJ