A obesidade e o diabetes tipo 2 são duas doenças intimamente ligadas, e geralmente o diabetes tipo 2 aparece entre os 35 e 45 anos de idade. Porém, o mais preocupante é que vem se tornando comum encontrar jovens e até crianças com essa doença, decorrente da obesidade.
Cerca de 85% das pessoas que recebem o diagnóstico de diabetes tipo 2 têm sobrepeso ou obesidade. E quanto maior o excesso de peso, maior é o risco. Nem todo paciente com obesidade terá diabetes tipo 2. É necessário que exista o que na medicina chamamos de “uma tendência genética”. Ou seja, se você tem familiares com diabetes, deve ficar atento. O sedentarismo é outra alavanca que pode influenciar no surgimento do diabetes tipo 2, causando a chamada resistência insulínica.
A melhor forma de combater o diabetes tipo 2 é controlar e reduzir o excesso de peso, realizando atividades físicas, seguindo uma dieta adequada e criando hábitos de vida mais saudáveis.
O diabetes é uma condição crônica que pode afetar várias partes do corpo e causar uma série de problemas de saúde se não for devidamente controlado, como problemas cardiovasculares, neuropatias diabéticas, nefropatias diabéticas, problemas sexuais, complicações durante a gravidez e outros.
Fique atento à sua saúde, estamos aqui para ajudar no controle da obesidade e assim proporcionar mais qualidade de vida para você!
Fonte: ABESO e ANAD