Segundo um estudo apresentado no Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica 2023, pela nutricionista Mônica Beyruti, as únicas pessoas que deveriam cortar essa proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada, são os portadores de doença celíaca. As demais pessoas, não deveriam fazer essa opção, em especial para a redução e perca de peso.
Segundo esse estudo que analisou os rótulos dos produtos sem glúten em diversos países do mundo, demonstrou um predomínio de gordura total, sódio, açúcares e outros carboidratos simples nesses alimentos. Ou seja, eles não contêm glúten, mas não são saudáveis, e muito menos contribuem para a perda de peso.
Uma dieta balanceada focada na perda de peso, deve ser variada e bem ao contrário do que foi observado nesses rótulos, pobre em gorduras totais, sódio e açúcares. Uma dieta saldável deve priorizar o consumo de frutas, hortaliças, fibras e ácidos graxos poli-insaturados.
O que emagrece é o controle calórico a partir de uma dieta saudável. A ciência é clara e afirma que não existe um nutriente que, por sua presença, tenha a capacidade de interferir sozinho no peso de uma pessoa.
Fonte: CBOSM 2023 e Low gluten diets linked to higher risk of type 2 diabetes, Hardvard University