A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg). A injeção, que deve ser aplicada semanalmente, promove uma redução média de 17% do peso corporal nos pacientes, segundo estudos realizados.
O Wegovy 2,4mg tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, a semaglutida, porém agora com a possibilidade de uso em doses maiores com maiores respostas em relação a perda de peso.
A semaglutida é um análogo ao hormônio GLP-1, que temos no intestino. Toda vez que uma pessoa se alimenta, ele sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir a fome, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, que promove a absorção da glicose nas células, reduzindo a fome, aumentando a saciedade e auxiliando na redução de peso. O hormônio GLP-1 age por 10 minutos, já a semaglutida dura uma semana, sendo um medicamento que imita essa ação. O paciente tem a sensação de que está sem fome.
A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Nele, os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas, contra 2,4% do grupo placebo.
Apesar de aprovado, não há uma data definida para que ele chegue ao mercado visto que, após a análise de conformidade, deve-se aguardar a finalização de outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
Observação: esta medição Wegovy já foi aprovada pelo FDA e pela agência regulatória europeia; e já vem sendo comercializada nestes países a mais de 2 anos.
Fonte: Clínica Dietrich