A sarcopenia é a perda progressiva e generalizada de massa e força muscular esquelética. O aumento da idade é um fator de risco bem reconhecido para a sarcopenia e afeta mais de 50 milhões de pessoas com idade superior a 50 anos no mundo. Contribuindo também para o aparecimento da obesidade e diabetes tipo 2 e um dos principais responsáveis para a fragilidade acometida em idosos.
Já a vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel obtida pelo consumo de frutas, vegetais e seus produtos e que atuam positivamente na fisiologia do músculo esquelético na síntese de carnitina e colágeno. Como a vitamina C é um doador de elétrons, ela pode reduzir o dano oxidativo ao músculo, bem como reduzir as concentrações de citocinas inflamatórias na circulação.
Segundo pesquisa realizada pela European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition–Norfolk, com pessoas com idades entre 42 e 82 anos, concluiu que a ingestão através de uma dieta com frutas e vegetais contendo a vitamina C podem reduzir a perda muscular relacionada à idade.
Fonte: ABRAN e The Journal of Nutrition