A resistência à insulina se desenvolve principalmente a partir de maus hábitos alimentares, como o consumo excessivo de alimentos ultra processados, com alta quantidade de açúcares simples e carboidratos refinados, estando associada à ocorrência de diversos problemas de saúde, como a intolerância à glicose, diabetes tipo 2, excesso de peso, doenças cardiovasculares e distúrbios endócrinos, como a síndrome metabólica.
Porém diversos estudos e pesquisas demostram que o consumo diário de fontes de proteínas (ovos e carnes) estão associados com a menor incidência de hiperglicemia e diabetes tipo 2.
Esses alimentos ajudam na saciedade, as proteínas possuem uma digestão mais lenta, evitam o pico de insulina facilitando o controle do nível de açúcar no sangue. Carne bovina e suína, frango, peru, ovos, peixes e frutos do mar são fontes de aminoácidos e ácidos graxos essenciais e exercem ação regulatória na glicemia.
Fonte: A High Protein Diet Is More Effective in Improving Insulin Resistance and Glycemic Variability Compared to a Mediterranean Diet—A Cross-Over Controlled Inpatient Dietary Study – https://www.mdpi.com/2072-6643/13/12/4380