Um lipídico ou gordura presente no leite materno conhecido por 12,13-diHOME pode ajudar a proteger os bebês contra a obesidade por estar envolvido com a quantidade de gordura marrom que faz o organismo dos bebês gastar mais energia, segundo os cientistas da Joslin Diabetes Center, nos Estados Unidos, em um artigo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
⠀
Segundo o estudo os exercícios físicos praticados pela mãe podem estimular os teores dessa substância no leite. Aumentando a sua produção e protegendo os amamentados por essas mães.
⠀
Quanto mais 12,13-diHOME era encontrado no leite materno, mais gordura marrom existia no corpo do bebê alimentado. Há́ muito tempo se associa o aleitamento materno à prevenção da obesidade infantil, mas os achados as vezes são controversos.
Porém, esse novo estudo aponta que a grande diferença pode estar na composição do leite. Mulheres que levam um estilo de vida ativo, por exemplo, produzem doses extras de 12,13-diHOME aos seus bebês. O que aumentaria essa proteção contra a obesidade infantil através do aleitamento materno.