Segundo a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 65% dos brasileiros acima dos 60 anos apresentam pressão alta ou hipertensão.
A obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares caminham de mãos dadas. Daí a preocupação de entidades como a SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – em conscientizar sobre a necessidade de controle do peso e da prática de atividades físicas regulares.
Infelizmente grande parte dos pacientes chega tarde ao consultório. Na maioria das vezes, os sintomas só aparecem no estágio avançado, quando órgãos alvo como o coração, o cérebro, os rins e os olhos já foram comprometidos. AVC, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, acometimento dos rins e retinopatia (que pode levar à cegueira) estão entre os danos da hipertensão.
Para combater a pressão arterial é necessária uma mudança de vida, com controle do peso, prática regular de exercícios físicos, hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada. Faça checkups preventivos para verificar como está sua saúde regularmente.
Procure seu médico para melhor tratamento e combate da hipertensão arterial.